quinta-feira, 13 de março de 2008

Saúde no Brasil

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde é um bem estar físico, mental e social, no entanto, de acordo com a Constituição Federal, a saúde é um direito de cidadania garantido por políticas econômicas e sociais, ou seja, todo cidadão brasileiro tem direito a ter a sua saúde garantida por políticas econômicas e sociais. São considerados diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde): Eqüidade, Universalidade, Integralidade e controle social. Vamos entender um pouco melhor?

Eqüidade


Eqüidade pressupõe que toda pessoa tenha uma oportunidade justa de alcançar seu potencial pleno de saúde e, sendo mais enfático, que ninguém deve ser desfavorecido se puder alcançar melhores condições de saúde. Envolve criar oportunidades iguais de saúde e trazer os diferenciais de saúde ao nível mais baixo. É importante lembrarmos que estamos falando de Brasil, e a eqüidade não se reporta somente aos níveis sociais, mas aos níveis regionais.Logo, o SUS têm lutado para diminuir as disparidades dentro do nosso país.

Universalidade


Quanto à universalidade, é prevista pela Constituição de 1988, significa que todos devem ter acesso à Saúde Pública sem distinções ou restrições.

Integralidade


O princípio da Integralidade talvez seja o principal dos que norteiam o SUS, pois ele garante ao usuário uma atenção que abrange promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com garantia de acesso a todos os níveis de complexidade do Sistema de Saúde. Também garante uma atenção focada no indivíduo, na família e na comunidade, observando as necessidades específicas de pessoas ou grupo de pessoas, observando esse princípio, já existem grupos focados na atenção ao jovem, aos hipertensos, às gestantes, aos portadores de HIV, ao diabéticos, enfim, é um princípio importantíssimo e quem vem sendo observado.

Controle Social e participação popular


Com relação ao controle social e à participação da população, a obrigatoriedade na criação de Conselhos de Saúde têm levado à população a participar cada vez mais ativamente dos rumos da Saúde Pública no Brasil. Existe o Conselho Nacional de Saúde, os estaduais e os municipais, estes com um maior número de realidades diferentes e discrepantes, e é a esse nível que se deve trabalhar na capacitação dos conselheiros de saúde, forma um exército de pessoas, representantes dos mais diversos setores da sociedade. E assim há um aperfeiçoamento no controle social e nas ações do SUS nos diversos locais.

Saúde é um direito garantido pela nossa Constituição Federal, é muito importante nunca esquecermos disso, mas temos também que fazer a nossa parte, participarmos de campanhas governamentais (agora em tempos de dengue é importantíssimo cumprirmos as orientações recebidas e abrirmos as portas para os agentes de Saúde), participarmos de campanhas de vacinação e nos inserirmos nos grupos que já existem em nossa comunidade. Se fizermos a nossa parte, podemos lutar para que o governo faça a dele, o que não nos cumpre é cruzarmos os braços e aguardarmos que a saúde bata em nossa porta ou entre pela janela junto com o mosquitinho da dengue.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Entendendo melhor a Saúde brasileira

Quanto tempo que não escrevo, tive um fim de ano corrido e exaustivo, mas tudo para um fim super proveitoso, meu casamento. Estamo quase completando um mês de casados e está tudo muito gostoso, cada detalhe, cada objeto/móvel novo na casa, tudo ganhado a nossa cara. Enfim, estamos muito felizes, buscando sempre de a sabedoria do alto, pois uma mulher sábia edifica sua casa. Esse papel é claramente feminino. Bom, mas hoje não estou aqui para falar do meu casamento, o David já falou disso maravilhosamente na última postagem.

Esta é apenas uma prévia das minhas postagens subseqüentes. Antes, vale um breve esclarecimento, há muito queria falar sobre esse tema aqui no blog, agora, mais do que nunca, pois semana que vem é o concurso de monitoria da faculdade e tentarei ser monitora de Planejamento e gestão em saúde, e nessa disciplina tratamos sobre saúde pública, SUS (Sistema Único de Saúde), Saúde Privada, Planos de Saúde, Seguros de Saúde, falamos um pouco sobre a ANS (Agência Nacional de Saúde), sistemas de saúde pública de outros países, enfim, temas que de uma forma ou de outra, querendo ou não, fazem parte do nosso dia-a-dia, e no meu caso, como futura profissional de saúde, mais ainda. No entanto, muito embora escutemos diariamente esses temas que citei, muitas vezes não conseguimos conceituá-los, entendê-los de forma satisfatória e, pior do que isso, não conhecemos nem os nossos direitos dentro desse contexto.

Diante desse fatos que entram as minhas próximas postagens, tentarei esclarecer de forma sucinta, sem muitas complicações, cada um desses temas, para que saibamos os nossos direitos, cumpramos os nossos deveres e, assim, poderemos exercer de fato a nossa cidadania.

Até breve!