sexta-feira, 7 de março de 2008

Entendendo melhor a Saúde brasileira

Quanto tempo que não escrevo, tive um fim de ano corrido e exaustivo, mas tudo para um fim super proveitoso, meu casamento. Estamo quase completando um mês de casados e está tudo muito gostoso, cada detalhe, cada objeto/móvel novo na casa, tudo ganhado a nossa cara. Enfim, estamos muito felizes, buscando sempre de a sabedoria do alto, pois uma mulher sábia edifica sua casa. Esse papel é claramente feminino. Bom, mas hoje não estou aqui para falar do meu casamento, o David já falou disso maravilhosamente na última postagem.

Esta é apenas uma prévia das minhas postagens subseqüentes. Antes, vale um breve esclarecimento, há muito queria falar sobre esse tema aqui no blog, agora, mais do que nunca, pois semana que vem é o concurso de monitoria da faculdade e tentarei ser monitora de Planejamento e gestão em saúde, e nessa disciplina tratamos sobre saúde pública, SUS (Sistema Único de Saúde), Saúde Privada, Planos de Saúde, Seguros de Saúde, falamos um pouco sobre a ANS (Agência Nacional de Saúde), sistemas de saúde pública de outros países, enfim, temas que de uma forma ou de outra, querendo ou não, fazem parte do nosso dia-a-dia, e no meu caso, como futura profissional de saúde, mais ainda. No entanto, muito embora escutemos diariamente esses temas que citei, muitas vezes não conseguimos conceituá-los, entendê-los de forma satisfatória e, pior do que isso, não conhecemos nem os nossos direitos dentro desse contexto.

Diante desse fatos que entram as minhas próximas postagens, tentarei esclarecer de forma sucinta, sem muitas complicações, cada um desses temas, para que saibamos os nossos direitos, cumpramos os nossos deveres e, assim, poderemos exercer de fato a nossa cidadania.

Até breve!

Nenhum comentário: