quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Verdadeiro amor

É impressionante o quanto somos levados a pensamentos comuns e muitas vezes preconceituosos, julgamentos que não deveríamos fazer à luz do verdadeiro significado das palavras. Como o amor, por exemplo. O caro leitor deve estar se perguntando o porquê dessa minha pequena divagação. O fato é: os sentimentos de um modo geral encontram-se distorcidos, e essa distorção é transmitida o tempo inteiro, via revistas, jornais, televisão (principalmente), enfim, pelos meios de comunicação. E isso, tem mudado o ponto de vista das pessoas e tornado comum o que antes poderia parecer absurdo e vice-versa.

Há alguns dias estava em uma aula de trabalho de campo em um hospital, acompanhava um professor muito humano, fato que torna-se cada vez mais raro no meio médico, quando paramos em uma paciente que estava sendo alimentada por um homem. A senhora possui uma seqüela neurológica que a deixou com o lado esquerdo paralisado, com profunda dificuldade em deglutir, impossibilitada de falar e restrita a uma cama. O homem ao seu lado, tinha muita paciência, dava o alimento com calma, e dizia que ela era o amor da sua vida. Na mesma hora pensei que ele só poderia ser o filho dela. Afinal, era muita abdicação, só podia ser um filho. Mas, qual foi a minha surpresa quando soube que ele era o marido dela. Há 20 anos aquela mulher estava acamada, naquela situação, que aparentemente não poderia oferecer nada àquele homem, mas ele repetia o tempo inteiro:

"Ela é o amor da minha vida"


Realmente, esta mulher é o amor da vida desse homem. Amor é isso mesmo, abdicação, zelo, cuidado, atenção, é dar sem esperar nada em troca. O médico que a examinou antes de nós disse que ela não se comunicava, mas pudemos perceber claramente que eles se comunicavam sim, que ele entendia muito bem o que ela queria dizer. Isso é cumplicidade.

O que tentam neste mundo nos ensinar sobre amor é muito diferente disso. É um amor egoísta que sempre espera algo em troca, um amor traiçoeiro que se vinga no primeiro problema, um amor que não suporta nada, não suporta dividir um mesmo teto, não suportar dividir a conta, não suporta dividir os mesmos problemas, não suporta se quer um aumento de peso do companheiro. Dia desses ouvi um linda frase de uma esposa ao seu marido em um programa.

"Ou eu ou sua barriga"


Que grande amor! As pessoas hoje não tem mais paciência para cultivar um amor, "para me amar tem que me aceitar do jeito que eu sou", é a máxima. Pois para mim, quem ama tenta agradar o ser amado, mesmo que para isso tenha que mudar certos hábitos antigos.

Precisamos rever esse sentimento, onde foi que ele se perdeu nesse caminho. Naquele dia, me emocionei muito com esse casal. E, para minha surpresa, ao comentar com uma colega que eu estava profundamente emocionada, a pergunta que ela me fez foi: Com o que? Ela não conseguiu compreender a profundidade daquela cena. Isso é lamentável.

A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita o mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Coríntios 13:4-7


Caridade é o mesmo que amor. Esse é o verdadeiro amor, qualquer coisa diferente disso, pode até parecer amor. Infelizmente, o que mais temos visto sobre amor é totalmente diferente, e por isso o mundo está dessa forma, famílias destruidas, homicídios, tristezas, dores. Deus é amor, e fora d'ELE não há amor verdadeiro.

Natalia Wanick

2 comentários:

Anônimo disse...

Davidson, quanto tempo!
Não pude deixar de comentar minha admiração pela iniciativa que teve de registrar o texto que acabo de ler. Muito bom e de importância VITAL para todos nós. Penso muito nisso que você retratou através das linhas que li.

Fofuxa disse...

Olá!
Meu namorado me indicou esta página para que eu pudesse ler, e é engraçado pois estava conversando com ele a respeito disso...
Vocês já pararam pra pensar na palavra "amor" como verbo de ação? É impressionante o resultado que se chega...
Amei o texto!
Abraços, sucesso e feliz 2008!