sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lição de vida na aula de Cardio, será possível?


Há quanto tempo não escrevo?? O que será que aconteceu?? A vida é assim mesmo, cheia de altos e baixos, e só seremos realmente felizes quando aprendermos a viver com serenidade cada momento da vida.

Falando nisso, semestre passado assisti a uma de Cardiologia que mexeu muito comigo, o professor falava de insuficiência mitral, sabe, aquela válvula do coração que não deixa o sangue que foi para o ventrículo esquerdo voltar para o átrio esquerdo, impedindo o sangue de fazer o caminho inverso ao fisiológio. Bom, algumas pessoas apresentam insuficiência nessa válvula, e assim, o sangue regurgita, ou seja, volta para o átrio, essas pessoas apresentam o tão conhecido sopro. Existem vários tipos de insuficiência (calma pessoal, o assunto não é cardio, trata-se apenas de uma breve introdução), algumas maiores e outras menores, foi então que ele nos questionou:

"Em que momento devemos operar o paciente com insuficiência? É simples. Devemos intervir quando alguma coisa começa a não estar legal, assim como a vida, devemos sempre ficar de olho e, se em algum momento, as coisas começam a desandar, devemos intervir rapidamente"


Concordo plenamente com ele. Afinal, qual é o verdadeiro objetivo da vida? Para mim, não há nada mais fundamental e imprescindível do que ser feliz. Temos que buscar a felicidade em todos os aspectos da nossa vida. Achei muito interessante em um livro que li recentemente, no qual o autor dizia que muitos amam a célebre frase: "Querer é poder.". Mas, querer é pouco, se realmente desejamos algo, temos que correr atrás, batalhar, nos esforçar, e isso também vale para a felicidade. Seja ela em que aspecto for. Sempre há uma forma de mudar, se não gosta do seu emprego, faculdade, curso, profissão, corra atrás da sua alegria. Não estou dizendo a ninguém para largar o emprego de repente, faça tudo de forma coerente. Corra atrás do seu sonho, faça um planejamento estratégico, estabeleça metas, e pense em seu emprego atual como uma escada para um futuro feliz, pode ter certeza, fazendo isso, já se sentirá muito feliz.

Enfim, temos que procurar e alcançar a felicidade, pois ela só depende de nós. Se perceber que as coisas não estão mais indo bem, é o momento de intervir e mudar esse quadro.

2 comentários:

Pati disse...

As lições de vida geralmente estão nos pequenos e/ou inesperados atos, Nati. Mesmo que as pessoas não tenham consciência da magnitude de suas palavras, elas podem nos tocar. Podem nos transformar.

Tem uma expressão latina que tento aplicar na minha vida sempre que posso: "inutilia truncat" (corte o inútil). E quer algo mais inútil que o desprazer? Ele não só nos causa mal estar como nos impede de ter a vivência plena.

Eu não quero chegar no fim da vida, naqueles segundos que precedem a morte, e pensar "poxa, ao invés de dar 7 plantões de 24 por semana, eu poderia ter, sei lá, escrito no meu blog, conhecido pessoas, ido ao cinema". Quero morrer com a convicção de que se houver outra vida, gostaria de vivê-la exatamente como foi essa.

A Nati de cabelos cacheadinhos lá da faculdade disse que tu trancou. Espero sinceramente que você encontre a felicidade, onde quer que ela esteja, Nati.

Gabi disse...

vc tem um blog!!! chiquerésima! adoro vc, e nossas bobices complementares! bjao :) GAbi